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Perguntas frequentes2020-02-18T14:39:42-03:00

Encontre respostas para as dúvidas mais frequentes.

Quem pode requerer certidão junto ao Cartório de Registro de Imóveis?2023-11-29T17:42:45-03:00

Qualquer pessoa pode requerer certidões de registros dos atos praticados. Somente em casos específicos, de acordo com a legislação da Lei Geral de Proteção de Dados, há a necessidade de indicação de finalidade (Artigo 17, Lei nº. 6015/1973).

Quanto à forma, como as certidões se apresentam?2023-11-29T17:43:57-03:00

– Inteiro teor;
– Quesitos
– Simples

Qual o prazo para expedição de uma certidão vintenária?2019-11-13T16:31:55-03:00

05 (cinco) dias úteis.

Qual o prazo para expedição de uma certidão de matrícula?2023-02-09T15:13:25-03:00

01 (um) dia útil na recepção deste cartório.

04 horas úteis pela central de registradores.

Qual o prazo de uma certidão de propriedade com negativa de ônus?2019-11-13T16:31:21-03:00

05 (cinco) dias úteis.

Qual o prazo de expedição de uma certidão negativa de propriedade?2019-11-13T16:31:04-03:00

05 (cinco) dias úteis.

Quais os documentos que necessitam ter a firma reconhecida?2023-11-29T17:47:24-03:00

– Instrumento particular em geral (exceto aqueles vinculados ao Sistema Financeiro Imobiliário, cooperativas de crédito, etc.);
– Instrumento particular de quitação;

Por que em alguns Cartórios a certidão de matrícula não é entregue no mesmo dia?2023-11-29T17:48:15-03:00

Alguns Cartórios não expedem certidão de matrícula “na hora”, visando garantir a segurança da informação da certidão emitida. Além disso, há o contraditório que é a entrada de protocolos que precisa ser averiguada e podem levar até 2 dias úteis.

O que é transcrição?2019-11-13T16:30:07-03:00

São os registros realizados em Livros (transcritos) até 30 de dezembro de 1973, ou seja, são os registros ocorridos anteriormente a Lei de Registros Públicos.

O que é prenotação?2019-11-13T16:29:48-03:00

Prenotação é a anotação prévia e provisória no protocolo, feita por oficial de registro público de um título apresentado para registro.Temos então que todo título protocolado está automaticamente prenotado, passando a gozar de prioridade no registro em relação àquele protocolado posteriormente (Artigo 186 da Lei nº. 6015/1973). A prenotação é válida por 30 dias, incluído o dia do lançamento no protocolo.
Uma vez cancelada (prenotação), não se convalida. Isto quer dizer que, caso o título venha a ser devolvido para cumprimento de exigências e vier a ser reapresentado após os 30 dias do ingresso inicial, receberá um novo número de protocolo.

O que é necessário para registrar/averbar contrato de locação?2019-11-13T16:29:31-03:00

O contrato de locação tem ingresso no registro de Imóveis para três finalidades distintas:

a) Contrato com cláusula de vigência em caso de alienação: (caso o imóvel venha a ser alienado na vigência da locação, o adquirente será obrigado a respeitá-la conforme Artigo 8º. Da Lei nº. 8245/91, e o contrato deverá ser, obrigatoriamente, objeto de ato de registro. Neste caso, o contrato poderá também ser objeto de averbação, para fins do exercício de preferência (Artigo 33 da Lei nº. 8245/91). Desta Forma, é imprescindível que o interessado apresente requerimento expresso, com firma reconhecida, especificando se deseja:
1- somente o registro do contrato, dispensando a averbação ou; 2- o registro e a averbação.
b) Contrato sem cláusula de vigência em caso de alienação: (não contendo a cláusula de vigência, o contrato somente poderá ser objeto de averbação, para fins do exercício do direito de preferência).

c) Caução do imóvel dado em garantia: Pode ocorrer que além do imóvel objeto da locação, o imóvel dado em caução para garantir as obrigações contratuais, também esteja localizado dentro da circunscrição imobiliária desta Serventia. Neste caso, é imprescindível que o interessado apresente requerimento, especificando os atos a serem praticados: 1- somente o registro na matrícula do imóvel dado em locação; 2- o registro e a averbação do imóvel dados em locação e; 3- a averbação da caução.

* Em qualquer dos casos, há necessidade de as firmas de todos os contratantes estejam devidamente reconhecidas, inclusive das 02 (duas) testemunhas, que deverão estar identificadas e qualificadas. Havendo contratante pessoa jurídica, deve ser apresentada prova de representação em nome do(s) signatário(s) – contrato social atualizado e/ou procuração válida.
Atenção: Após o ingresso do título, o mesmo será qualificado e poderá(ão) surgir exigência(s).

O que é necessário para registrar escritura de aquisição de imóvel (compra e venda / doação/ dação em pagamento/ permuta, etc.)?2019-11-13T16:29:12-03:00

Deve ser apresentada a via original da Escritura Pública. Da Escritura Pública devem constar o pagamento dos tributos relativos ao ato (ITBI e/ou ITCMD) e do Fundo de Re-aparelhamento da Justiça. Se a Escritura Pública tiver sido lavrada em outro estado da federação, e dela não constar o recolhimento dos Tributos relativos aos atos (ITBI e/ou ITCMD), deverá ser feito o recolhimento destes. Igualmente deverá ser feito o recolhimento do Fundo de Re-aparelhamento da Justiça (FRJ) por meio de guia a ser emitida no atendimento da serventia.
Atenção: Após o ingresso do título, o mesmo será qualificado e poderá(ão) surgir exigência(s).

O que é necessário para cancelar o registro de penhora/arresto existente sobre a matrícula de um imóvel?2019-11-13T16:28:57-03:00

Deve ser apresentado mandado judicial expedido pelo juízo do feito, com assinatura do MM Juiz devidamente autenticada, dirigido ao oficial de Registro de Imóveis, determinando o cancelamento da penhora/arresto, do qual conste o trânsito em julgado da decisão ou que dela não cabe mais recurso. Atenção: Após o ingresso do título, o mesmo será qualificado e poderá(ão) surgir exigência(s).

O que é necessário para averbar/registrar penhora/arresto sobre a matrícula de um imóvel?2019-11-13T16:28:41-03:00

A averbação da penhora ou o registro do arresto é efetuado à vista de mandado judicial expedido pelo juízo do feito, a assinatura do MM Juiz deverá estar autenticada) ou através de certidão de inteiro teor do ato (Artigo 659, § 4º. do CPC). Ambas situações, devem conter os requisitos do Artigo 239, c/c Artigo 176, III da Lei nº. 6015/1973). Atenção: Após o ingresso do título, o mesmo será qualificado e poderá(ão) surgir exigência(s).

O que é necessário para averbar o ajuizamento de uma ação na matrícula do imóvel em propriedade do executado? (Artigo 615-A do CPC).2019-11-13T16:28:25-03:00

Deve ser apresentado requerimento subscrito pelo exeqüente, ou seu advogado, legalmente constituído e mediante apresentação de cópia autenticada do instrumento de procuração, indicando expressamente o número da matrícula em que se realizará à averbação, acompanhada da certidão comprobatória do ajuizamento da ação, expedida pelo cartório de distribuição do feito.
Atenção: Após o ingresso do título, o mesmo será qualificado e poderá(ão) surgir exigência(s).

O que é necessário para averbar a construção de um prédio (comercial/residencial)?2023-11-29T17:49:26-03:00

Verificar a listagem de documentos disponível aqui no site em “Documentos”

O que é matrícula?2019-11-13T16:27:45-03:00

É a especialização; a individualização; a personificação definitiva de todos os dados legalmente exigidos, que deve assegurar-se a um imóvel.

O que é matrícula mãe?2019-11-13T16:27:30-03:00

É a matrícula que engloba o empreendimento no seu todo (incorporações e/ou especificações de condomínio, loteamentos).

O que é certidão vintenária?2019-11-13T16:27:15-03:00

É aquela que relata tudo o que ocorreu sobre o imóvel no período dos últimos 20 (vinte) anos.

O que é certidão negativa de propriedade?2019-11-13T16:27:01-03:00

É aquela que afirma a inexistência de propriedade de bem imóvel acerca de determinada pessoa.

O que é certidão de propriedade com negativa de ônus?2019-11-13T16:26:43-03:00

É aquela em que se afirma não constar ônus de espécie alguma sobre o imóvel, ou, em relação ao seu proprietário.

O que é certidão de inteiro teor?2019-12-11T17:27:36-03:00

A certidão lavrada em inteiro teor é a reprodução fiel de determinado ato constante do livro da serventia.

O que é certidão de breve relatório?2019-11-13T16:25:47-03:00

Também conhecida como certidão de matrícula, é aquela que apresenta o extrato das principais partes de um registro.

É possível solicitar uma certidão de matrícula sem o número da matrícula?2019-11-13T16:25:29-03:00

Não. Sem o número da matrícula não é possível eliminar etapas de pesquisa e levantamentos, aumentando consideravelmente o tempo e o processo para emissão da certidão.

É possível saber o valor de uma averbação ou registro por telefone?2023-02-09T15:17:48-03:00

Não é possível fornecer informações por telefone sobre custas e emolumentos tendo em vista que o cálculo exato somente poderá ser promovido após o exame completo do título. No momento da apresentação deste à Serventia, será exigido em depósito prévio referente a um cálculo aproximado dos emolumentos devidos pelo principal, sendo impossível antes da análise completa do título, a previsão de outros (tais como averbações) que devam ser efetuados. Portanto, ocasionalmente poderá haver um acréscimo ao que já foi depositado e que deverá ser pago por ocasião do registro. As taxas cobradas pela prática dos atos de Registro e de Averbação, assim como pela expedição de certidões, Lei 755/2020 e posteriores

Documentos apresentados em fotocópia devem estar autenticados?2019-11-13T16:24:49-03:00

Sim. Em alguns casos, quando não houver a necessidade de um documento autenticado, o mesmo será solicitado como cópia simples.

Como devem ser as certidões? O que devem conter?2019-11-13T16:24:31-03:00

As certidões não devem apenas ater-se às especificações do pedido, mas sim prestar informações intrínsecas no sentido de impossibilitar, ao máximo, possíveis fraudes que possam prejudicar terceiros de boa-fé, e, com conteúdo de fácil entendimento, inclusive ao leigo.

A prenotação pode ser prorrogada?2023-11-29T17:41:31-03:00

Algumas prenotações sofrem prorrogação em virtude de previsão legal ou determinação da Corregedoria Geral da Justiça. É o caso, por exemplo, da suscitação de dúvida, da indisponibilidade de bens, entre outras. Portanto, às vezes, mesmo tendo decorrido o prazo de 20 dias, a prenotação permanece em vigor, devendo ser certificada em caso de emissão de certidão do imóvel.

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